Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
PREFEITURA MUNICIPAL DE DRACENA
Previsão do Tempo
Prefeitura de Dracena realiza III Encontro Municipal de Enfretamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Evento teve como público alvo entidades sociais e todas as escolas da cidade, com o objetivo de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Prefeitura de Dracena

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Dracena, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, promoveu nessa segunda-feira (23), o III Encontro Municipal de Enfretamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizado no auditório do Senai .

O encontro teve como facilitadoras as psicólogas e membros fundadoras do Projeto Tartanina, Cristina Fukumori Watarai e Alessandra Rocha Santos Silva, que abordaram temas como bases conceituais e históricas da violência contra crianças e adolescentes; avaliação de vulnerabilidades; e intervenções da Rede de Serviços.

As profissionais ainda apresentaram o livro “O Segredo da Tartanina: uma estratégia de proteção e prevenção ao abuso sexual infanto-juvenil”, e orientaram os presentes a como implantar, implementar e aplicar programas de prevenção.

Conforme a primeira dama e Secretária de Assistência Social do município, Ana Carolina Cenedesi Bertolini, o evento faz parte das atividades da “Campanha Faça Bonito” - comemorado em 18 de maio - e teve como público alvo entidades sociais e escolas públicas e particulares do município, com o objetivo de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

“Percebe-se a importância da Campanha, pois o número de denúncias vem aumentando ano a ano, portanto é extremamente necessário trabalhar na conscientização dos profissionais que lidam com as crianças e adolescentes do nosso município, buscando prevenir casos de abuso”, complementou Ana Carolina. 

O prefeito de Dracena, Juliano Brito Bertolini, também prestigiou o encontro e destacou que “é preciso unir forças para combater esse mal e garantir a toda criança e adolescente, o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual”.

Campanha Faça Bonito 

O dia 18 de maio foi instituído pela Lei Federal nº. 9.970/2000 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes com o objetivo de mobilizar e convocar a sociedade brasileira a se engajar no combate à violência sexual de crianças e adolescentes, bem como na defesa de seus direitos. Essa data foi escolhida para lembrar um crime que comoveu todo o país em 1973, o caso da menina Aracelli Cabrera Crespo, de 8 anos, cruelmente assassinada após ter sido drogada, seviciada, espancada e estuprada em Vitória (ES). 

SERVIÇO: Para denunciar abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes basta ligar para o Disque 100 ou procurar o Conselho Tutelar e a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). No caso do Disque 100, a denúncia é anônima e o sistema encaminha para os órgãos competentes.

Data: 24-04-2018 16:00:00