Dengue e leishmaniose: Combate precisa de apoio da população

Publicado em: 00/00/0000 00:00 - Categoria: Administração
 Dengue e leishmaniose: Combate precisa de apoio da  população

DIRECOM - O controle de doenças como a dengue e a leishmaniose, em Dracena, tem recebido atenção da Secretaria Municipal da Saúde e Higiene Pública que desempenha trabalhos permanentes de prevenção, através da Vigilância Epidemiológica (VE). Entre as ações desenvolvidas estão os serviços de orientação junto à população, visitas dos agentes, mutirões de limpeza, aplicação de veneno, entre outros. Mesmo assim, os casos continuam acontecendo. Neste ano, a secretaria registrou 83 casos de dengue, sendo o último identificado em maio, e 21 de leishmaniose – o último ocorreu em julho. Em 2006, apenas 11 casos de dengue foram notificados. Por outro lado, foram 44 de leishmaniose. Para a educadora em saúde da VE, Cristiane da Silva, o número de casos de dengue e leishmaniose é preocupante. Ela destaca que somente no primeiro semestre de 2007, a leishmaniose já alcança a metade dos casos registrados no ano passado. Cristiane afirma que grande parte da população ainda não entendeu a importância da limpeza dos quintais na prevenção dessas e outras doenças. “O êxito do nosso trabalho depende do apoio incondicional da população. Sem essa sustentação, não há como obter um resultado efetivamente positivo”. Mutirão – Na semana passada ocorreu o terceiro mutirão de limpeza do ano, de prevenção à dengue, leishmaniose e febre amarela. De acordo com a VE foram realizados 11 carregamentos de material diverso descartado pela população e 6 de pneus em borracharias. O próximo recolhimento está programado para o final de outubro.